ESTÚDIO FOCUS

Não estudei eletrônica e não sou formado em arquitetura ou engenharia...

mas construí com minhas próprias mãos um estúdio de gravação muito exitoso chamado Estúdio Focus LTDA. 

Foram três anos de pesquisa e trabalho: Demolir o banheiro da casa, desenhar, projetar e confeccionar portas acústicas, levantar paredes, criar o aquário (aquele vidro que separa a técnica do estúdio de gravação), fazer cabos de microfone, instalar banheiro, fazer a parte elétrica, instalar ar condicionados.

Depois, tive que aprender sobre gravadores, fitas de rolo, mesas de som, etc. Descobrir quais os equipamentos adequados para comprar e se teriam compatibilidade entre si... Isso tudo sem internet ou Google. A seguir aprender a administrar a empresa e criar um sistema funcional para angariar clientes, organizá-los, atendê-los, otimizar a linha de produção etc. Veio a era da informática e tive que aprender a consertar, montar, reinventar os computadores sem nunca ter feito curso algum. Para completar, conquistei alguns clientes que dariam inveja a muita gente: FIERGS, Governo do Estado do RS, Prefeitura Municipal de POA, Bancos do Brasil, Banrisul, Caixa Federal, Santander, Sicredi, entre outros bancos. Agências de publicidade como Escala, MPM, Competence, Standart, Martins e Andrade, etc. Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, vários corais, produtoras de áudio foram muitas: Jinga, Plug, Via Brasil, etc. Os músicos e bandas foram centenas, assim como os discos e CDs gravados.

Quando fiz minha Central de Cópias K7, escolhi o melhor equipamento do mundo na época. Eram 8 copiadoras TASCAM. As mais confiáveis e caras. Liguei para uma loja em Miami (não havia internet na época e as importações eram praticamente proibidas). Falei com um porto-riquenho que me deu o número de uma conta em SP. Depositei 23 mil dólares na conta do sujeito que nunca vi mais gordo. Isso porque eu tinha sonhado e sabia intuitivamente que deveria fazer isso.

Depois de um ano de sofrimento, fazendo promessas, brigando com gente, investigando como um detetive, finalmente os equipamentos chegaram. Greves na receita federal, dificuldades mil, mas chegaram. Mesmo tendo emagrecido e perdido alguns fios de cabelo, no final do primeiro ano já havia recuperado todo o investimento que fizera e devolvido o dinheiro a quem me emprestara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia

ELLA TAMBIEN (Making Off)