CLUBE DE JAZZ TAKE FIVE

Gostávamos do HERMETO PASCHOAL e do EGBERTO GISMONTI, músicos que eu passei a conhecer através desse pessoal. Na época havia um bar chamado BIG SOM. Ficava na esquina da José do Patrocínio com a Joaquim Nabuco, em Porto Alegra. Esse bar era o ponto de encontro dos grandes músicos que vinham fazer shows em Porto Alegre. Entre esses muitos músicos estavam HERMETO, EGBERTO e DIZZIE GILLESPIE.
O GRUPO RAIAR, ainda chamado de FAUSTOZEBILAMARCOS ensaiava na minha casa. Esta casa logo se transformou no ESTÚDIO FOCUS. Certa manhã, recebemos no estúdio a visita de um grande violonista de jazz que alguém havia conhecido no BIG SOM. Jazz para mim não existia até ver esse cara tocar. Fiquei louco e no dia seguinte já havia composto meu primeiro tema de jazz chamado RISADAS.

Nesse tempo eu adorava ir para a praia de TRAMANDAÍ no verão e tocar piano de cauda na COLÔNIA DE FÉRIAS DA UFRGS. Todas as noites eu ia para lá tocar e beber a caipirinha que era patrocinada pelos amigos e ouvintes. Havia essa senhora que aparecia de vez em quando e que tocava sambas, coisas de carnaval, marchinhas, Roberto Carlos e tal. Lembro que eu ficava fascinado ao vê-la tocar. Ela vinha em seu "chevetinho" caramelo com a amiga Ivete, os filhos e os amigos dos filhos. Era uma festa. Quando ela tocava começava uma correria em busca do surdo, da cubana, do tamborim e tudo mais porque a coisa ia virar roda de samba. Assim conheci IVONE PACHECO: no samba e não no jazz.
Muito bem, ficamos amigos e grudamos um no outro com a cola da música. Saíamos à noite perambulando por Porto Alegre na busca de algum bar com piano. Naquele tempo, ainda existiam bares com piano. Queríamos apenas tocar, mostrar nossa música. Nem pensávamos em trabalhar. Então convidei a IVONE para conhecer minha banda e ela foi até o estúdio. Lá no estúdio, tocou para o pessoal do GRUPO RAIAR. Foi naquele dia que pela primeira vez pensei e falei em fazer um CLUBE DE JAZZ. A casa da IVONE eu já havia conhecido, pois ela tinha um piano no segundo ou terceiro andar e eu já havia ido lá para conhecer. Minha relação com a IVONE era como se fosse de mãe e filho. Eu freqüentava sua casa, era amigo dos filhos dela, e falava com ela de músico para músico. Bastava eu sugerir e ela já estava pronta. Coisas do tipo: "E aí Ivone, vamos sair na night pra fazer um som?". Quando falei CLUBE DE JAZZ, a coisa começou e não parou mais. No mesmo dia já estávamos, eu, o Sérgio Jaeger, o Calico, a Ivone, os filhos dela e outros amigos mais, pintando e baixando o piano pro porão, instalando caixas de som e inaugurando o que hoje é o CLUBE DE JAZZ TAKE FIVE.
Dona IVONE era professora de música no colégio Emílio Kemp, dona de casa, pintora e com uma cultura refinada.

Calico, Ivete, Ivone e Pé.
Jacques, Ivone, Marcos e Ivete.
Eu servi como elo entre ela e a juventude musical efervescente de uma Porto Alegre cheia de cabeludos, maconheiros, palavras proibidas, ditadura, repressão e tudo mais. O CLUBE ficava em Petrópolis, um bairro nobre. Numa casa grande e bonita. Não era um ponto de encontro dessa "gente desajustada" e sim uma casa de família. Por isso, como as reuniões não tinham data marcada e aconteciam esporadicamente, continuou sendo uma casa de família, mas também o CLUBE DE JAZZ. Nessas reuniões, o pátio e o porão que era o lugar do palco, ficavam abarrotados da "magrinhagem" e serviam como um salvo conduto para uma juventude reprimida. IVONE PACHECO foi a madrinha, a pastora, a mãe dessa gente toda. Eu era uma dessas ovelhas e amava tudo aquilo. O resto da história todo mundo conhece...
O Clube de Jazz Take Five funcionou por mais de 40 anos e se tornou o maior clube de jazz da história do Rio Grande do Sul.

Comentários

  1. Muito legal esse resgate da memória, Marcos. Eu era um desses magrinhos que estive algumas (poucas) vezes naquele porão misterioso, que só os iniciados sabiam onde era. Louco pra tocar, mas não tive coragem, fiquei só ouvindo aquela loucurada. Curiosamente, foi um amigo... paulista (mas fã de jazz) quem me apresentou o clube. Manda mais aí! Álvaro Santi

    ResponderExcluir
  2. Bahh Marcos, lendo seu depoimento passou um filme na minha mente!! Muito lindo tudo isso!! Bjuss
    Patrícia Mello - www.myspace.com/patricmello16 de dezembro de 2011 13:29

    ResponderExcluir
  3. eu tava na parte da colonia de férias da urges no primeiro dia dormi na cancha de bocha depois arranjei um lugar , tinha um presépio grande dormi lá um dia junto com jesus e familia. como não tocava nada toquei pente que é um instrumento de bebado que já não existe mais......beijão querido. SALSICHA efraim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim Salsicha, assim como o prato e a faca de serra kkkkk

      Excluir
  4. Resgatar a história é começar a compreender o universo a partir de quem somos e o quanto somos significativos um na vida do outro!! Renato Borba

    ResponderExcluir
  5. Que história duca, Marcos. Isso tudo fazia parte de um sentido de vida muito importante. Muitas emoções frequentaram este Clube nestes 30 anos de vida. Recordar, viver e andar. Abraço do Max.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal recuperar a história Marcos. O Clube para mim foi muiiito importante. Tão importante que deu origem ao Clube da MPB. Em mais de trinta anos de Clube de Jazz há muitas histórias para contar e será ótimo relembrá-las ou conhecê-las...Abraço, Maíra

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei a história do Clube (que é a história de todos vocês e da Ivone, querida) apaixonante! Fico feliz de ter tido a honra de participar de alguns desses encontros (comecei a frequentar o Clube a partir dos anos 90, quando conheci a Ivone! Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  8. Que bom ler este teu registro, Marcos! Embora, infelizmente, eu não tenha feito parte do grupo, posso imaginar como deve ter sido bom esse tempo pra vocês. Era a época das reuniões dançantes, Colônia de férias da UFRGS, momentos que também vivi e me marcaram. A trajetória continua, muitas felicidades para todos vocês.

    ResponderExcluir
  9. Salve Marquinhos!!grandes e bons tempos aqueles!!"tamo junto na foto mano'"!bjus Ivete!

    ResponderExcluir
  10. Eu fui uma das privilegiadas deste bons tempos de Clube de Jazz. Viva longa a Ivone, Marcos Ungaretti e todos da boa música!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Não vivi isso Marcos, mas delicio-me com tuas lembranças.... Guarde-as sempre, como um tesouro da vida. Abraços fraternos...

    ResponderExcluir
  12. Que saudade ! Lembro que ás vezes voltando da Osvaldo pra casa de madrugada , no caminho passávamos no Take Five ! E sempre encontrávamos boa música e pessoas interessantes ! Muito obrigado por tudo isso Marcos ! Abração !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia

ELLA TAMBIEN (Making Off)

ESTÚDIO FOCUS